Secretaria de Estado da Educação

IPEARTES - Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão

em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis

Programa de Educação do Bem Viver

olimpiadasdehumanidades@gmail.com

© 2017 por IPEARTES/SEDUC-GO

Notícias

Ipeartes/Seduce promove 2ª edição da Olimpíada de Humanidades

10/05/2018

 

 

 

 

 

Água, Terra, Fogo, Ar e Amor: interseccionando os elementos para proteger a APA Pouso Alto. Com este tema holístico, o Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (Ipeartes) lança a segunda edição da Olimpíada de Humanidades. Iniciada em maio de 2018, a iniciativa vem promovendo uma série coordenada de ações educativas, que englobam etapas de formação, elaboração e execução de projetos, produções artísticas e visitas de campo. A culminância e socialização dos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores será realizada em dezembro, durante o II Festival de Humanidades, que, a exemplo do ano anterior, terá como sede a cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Ao todo, seis projetos estão sendo executados junto às escolas estaduais de Ensino Médio que integram a referida APA. Além de Alto Paraíso, eles envolvem ainda os municípios de Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás. Para conhecer na íntegra, cada um deles clique aqui.

Para a coordenadora geral do Ipeartes e também diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcantara,  a iniciativa visa alavancar o potencial criativo dos sujeitos envolvidos com os projetos escolares, aproximando-os dos saberes humanísticos acumulados ao longo das gerações. “Apostar na pesquisa de temas vinculados às áreas das Humanidades e Artes pode proporcionar compreensão e respeito à alteridade intrínseca à existência humana. É pensando assim que a arte/educação tem colocado a subjetividade na centralidade dos projetos educativos, instigando a conscientização e construção de outras maneiras de habitar o mundo mediante a ampliação dos lugares da arte na sociedade”, pondera.

A Olimpíada de Humanidades integra uma ação piloto do Programa de Educação do Bem Viver, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce) para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) na região de Pouso Alto, localizada na Chapada dos Veadeiros. A sua primeira edição foi realizada em 2017. Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos nesta ocasião, clique aqui.

 

 

Serviço:

 

Assunto: II Edição Olimpíada de Humanidades

Cronograma: ver programação completa aqui.

Público-alvo: Escolas Estaduais de Ensino Médio

Área de Abrangência: municípios da APA Pouso Alto.

Escolas participantes: Educandário Humberto de Campos/Alto Paraíso de Goiás; Colégio Estadual Elias Jorge Cheim/Cavalcante; Colégio Estadual Joaquim Tomaz F. da Silva/Colinas do Sul; Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco/Nova Roma; Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo/São João D'Aliança; Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes/Teresina de Goiás.

 

Realização: Ipeartes/Seduce.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts recentes
Please reload