Secretaria de Estado da Educação

IPEARTES - Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão

em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis

Programa de Educação do Bem Viver

olimpiadasdehumanidades@gmail.com

© 2017 por IPEARTES/SEDUC-GO

O Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis/IPEARTES é uma entidade vinculada à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (SEDUCE/GO), criado para atender ao Projeto Alto Paraíso: Território do Bem Viver, instituído pelo Governo do Estado de Goiás mediante Decreto 8.824/2016. Sua sede está localizada na cidade de Alto Paraíso de Goiás e sua atuação se estende pelos demais municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, a saber: Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D'Aliança e Teresina de Goiás.

Tendo como campo de ação o âmbito educacional (ODS#4/ONU), o Ipeartes desenvolve uma perspectiva pedagógica emancipadora, autônoma e holística. Ela visa o empoderamento dos sujeitos envovidos no processos de ensino-aprendizagens e tem como foco a intertransdisciplinaridade entre Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis. Para tanto, o Ipeartes se engaja na consolidação do Programa de Educação do Bem Viver, realizando programas, projetos, ações e atividades comprometidas com o desenvolvimento das experiências de vida humana e fundamentada nos princípios: Arte Educação, Cultura de Paz, Direitos Humanos e Diversidade, Sustentabilidade e Educação Integral. Sua finalidade última é garantir, como um todo, a promoção dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

O Programa de Educação do Bem Viver do Ipeartes envolve duas linhas de ação: uma que se desenvolve dentro do campo de educação formal, a partir da implantação de Escolas Inovadoras; e outra ligada ao campo de educação não-formal, com a edificação de Cidades Educadoras. A Olimpíada de Humanidades é, portanto, uma proposta de trabalho que visa assessorar as escolas estaduais de Ensino Médio em seus processos de transição para modelos de Escolas Inovadoras.

Para saber mais acesse: www.ipeartes.org .

INSTITUCIONAIS Multimídias